Estudo Bíblicos

eSTUDOS bIBLICOS 




Bispo Celso (061 – 3629-1324 – 91612104(claro) – 81516928 (TIm)
Introdução
A HERANÇA DO SACERDOTE


Quando falamos de Sacerdotes nos referimos aos levitas, que cuidavam ou cuida de tudo aquilo que é Santo no templo, no livro de* Números 3.13 o próprio Deus diz a Moisés que tomou os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, e que todos os levitas são do Senhor, portanto nós que nos intitulamos, os levitas dos tempos de hoje, fazemos parte daquela que com certeza é a tribo de maior responsabilidade de todas as tribos de Israel. Então quando o Senhor designou à Moisés, a distribuição de cada parte da herança para cada tribo, no entanto Deus falou algo de muito especial para a tribo dos levitas; Dt 10.8,9, " Por esse mesmo tempo, o Senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da Aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para servir e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje. Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor, teu Deus, lhe tem prometido”.  Deus diz à Moisés novamente que os levitas são separados para conduzir a arca da aliança: A glória de Deus; e que os levitas não tem parte na herança com os filhos de Israel, porque a herança dos levitas é o próprio Deus, a conclusão disso tudo é que o maior bem que nós levitas possuíam é a presença de Deus, e não o reconhecimento humano, o dinheiro, o prazer do mundo. Nós levitas do altar não temos esse direito porque o nosso direito na herança é a maior porção que uma tribo poderia levar – o próprio Deus! 



I – OS LEVITAS

1.    Origem de Levi

a) Levi foi o terceiro filho de Jacó com sua esposa Lia (Gn 29.34);
b) Teve três filhos: Gérson, Coate e Merari, cada um dos quais fundou uma família tribal, Gn 46.11; Êx 6.16; 1Cr 6.16-48;
c) Moisés e Arão eram levitas da casa de Anrão e da família de Coate (Êx 6.20).


2. Significado do nome


a) Levi no hebraico “lavah”, significar associado, juntar, unir (Nm 18.2,4);
b) Outras variações – termo árabe “lawiyu” que significa aquele que fez voto ou aquele que esta endividado; termo cognato do hebraico “lawi’a” significando sacerdote, vinculado ao verbo juntar.
Então podemos entender que o líder deve ajuntar e não espalhar.

3.    Requisitos Para Ser um Levita (Ser consagrado (Lv 8.5-26))

a) Entravam na profissão aos 25 anos de idade provavelmente como aprendizes em prova sob a vigilância de levitas mais velhos (Lv 4.3; 8.21-24);
b) Ao atingir os cinqüenta anos, o levita era eximido dos trabalhos rigorosos, mas podia continuar servindo nos deveres mais fáceis do tabernáculo;
c) Santificação – nenhum Levita poderia fazer a obra de Deus sem estar com sua vida em santidade (Nm 8.21; Hb 12.14), tinham que se lavar e purificar suas vestes.

O fato de ser levita não era a única condição para entrar no ofício sagrado; os levitas deviam ser separados para a obra do tabernáculo mediante uma cerimônia especial. Purificava-se oferecendo sacrifícios, sendo espargidos com água misturada com cinzas de bezerra ruiva, barbeando-se e lavando seus vestidos, os sacerdotes impunham as mãos sobre os levitas na cerimônia de consagração (Nm 19.2). A água pura e a navalha afiada representam o afastamento de tudo quanto impede a dedicação espiritual e assinalam a purificação de tudo quanto mancha o corpo e o espírito.
É importante lembrar que estamos consagrando obreiros sem o devido preparo espiritual e material, os obreiros precisão de uma formação teológica, um curso para o diaconato, presbitério e para o pastorado 1Tm 3.1-13; 4.6-16.

3.1.         Por que estes requisitos

a) Os Sacerdotes além dos trabalhos inerentes ao tabernáculo serviam como uma espécie de pára-choque para protegerem as demais tribos israelitas da indignação de Deus, que os ameaçava se despercebidamente entrassem em contato com a tenda sagrada ou com os seus móveis (Nm 1.47-54).  Quando o povo quebrou o pacto de obediência a Jeová, fabricando o bezerro de ouro, somente os levitas permaneceram fiéis à sua aliança com Deus (Ex 32.26-29; Nm 3.9,11-13,40, 41, 45; 8.16-19).
b) O pastor deve estar livre de rebeliões, confusões e fofocas que ocorre na igreja, ele deve ser seguido e não  seguir os membros; obreiro cuidado a igreja não é sua e sim do Senhor At 20.28.

4.  Efeitos da eleição (Dt 18.1-8)

a) Não receberiam território como as demais tribos e sim 48 cidades dispersas para residirem (Números 35.1-8; Josué 21);
b) Estariam espalhados a fim de que seus serviços estivessem ao alcance de todo o povo hebreu; nesta qualidade, a tribo não trabalharia a terra, mas viveria dos dízimos e ofertas.
c) Portanto, "O Senhor é a sua herança" (Dt 10:9) – mostra dependência e a providência.

5.    Como os Levitas sobreviveriam?

a) Da décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus (Levítico 27.30-32 e Hb. 7.1-10). O dízimo era usado para o sustento dos levitas (Nm 18.21-2), dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Deuteronômio 14.29). 
b) Na vigência da Lei de Moisés, dízimo não era dinheiro (Deuteronômio 14.22-27), mas dez por cento das colheitas de grãos e de animais, e eram destinados à suprir os Levitas que não tinham parte e nem herança na terra prometida.

6. Como ser um levita hoje

a) O Sistema sacerdotal do Antigo Testamento é à sombra do sacrifício perfeito de Cristo Hebreus 8.5-6; somos nação santa e sacerdócio real em Cristo (1Pedro 2.9).
b) O levita do Antigo Testamento nada mais é do que a figura do servo do Novo Testamento, que se consagra e assume a posição de levita para conduzir o tabernáculo do Senhor;
c) Não há como exercer o ministério diante do Senhor sem passar pela experiência da santificação, da purificação pela palavra de Deus (Ef 5.26), a preparação é indispensável;
d) Novo nascimento – vida de oração, leitura da palavra, congregar, jejuar (1Ts 5.16-18);
e) Pessoas sem chamada espiritual não tem visão do Reino de Deus, buscam seu próprio interesse e faz da igreja sua empresa ou negocio sem a presença de Iahweh (1Tm  4.3-5); atraem maldição em vez de bênção. Cuidado com as fantasias dentro da igreja.

7. Deveres dos Levitas segundo a legislação mosaica


a) Levar a arca e transportar o tabernáculo e os seus utensílios, sempre que se mudava o acampamento (1Samuel 6.15; 2Sm 15.24);
b) Realizar vários serviços no tabernáculo (Ex 38.21; Nm 1.50-53);
c) Servir Arão e seus filhos (Nm 3.9; 8.19; 25-37; 4:1-33; 1 Sm 6:15; 2 Sm 15:24);
d) Davi os incumbiu da música litúrgica (1Cr 15.16,17,22) e guardas do Templo (1Cr 9.26; 26.17);
e) Na época de Esdras ensinaram a Lei ao povo (Ne 8.7-8; Dt 31.25).


8. A divisão dos trabalhos (Nm 3), entre os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari:


a) Cada divisão tinha um cargo especial em relação com o cuidado do tabernáculo;
b) Gersonitas ao ocidente – ajudar no transporte do tabernáculo quando o povo mudava o acampamento d e  um  lugar  para  outro, e  formar  a guarda quando estavam estacionados  
(vv. 21-26);
c) Coatitas ao sul – tinham a seu cargo os móveis e utensílios do tabernáculo, os quais eram transportados em quatro carros puxados por oito bois (vv. 27-32);
d) Meraritas ao norte – cuidavam das tábuas da armação, que eram levadas nos ombros, utilizando-se varais (vv. 33-37). Eu entendo que a Igreja tem que ter a divisão de trabalho se não sobrecarrega somente ao pastor.

9. A organização de Israel

a) A organização do povo de Israel mostra uma das características de Iahweh (Sl 27.11;    
Pv 19.21). O Senhor nos ensina a nos organizar Lc 14.28-33.
b) Arão e seus filhos foram separados para o sacerdócio que se perpetuou na sua família;
c) O tabernáculo e o culto nele celebrado exigiam grandes cuidados e zelo no transporte do

rico santuário, no preparo dos materiais necessários ao culto;
d) Exigiam serviços que excediam as forças de um homem ou de uma família. Precisava-se

de auxiliares. O cuidado pelo tabernáculo era cargo muito honroso.

10. E os levitas de hoje

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de “levitas”. Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adorador (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva  os  cristãos a prestarem  culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais
(Ef 5:18-20; Col 3:16).
Um equívoco é imaginar que o simples fato de cantar bem ou de cantar ou fazer qualquer coisa para a obra do Senhor, com qualidade e até conseguir emocionar pessoas é o bastante  ou  que esta  seja  a  missão  do  levita, porém as responsabilidades do Levita são
muito grandes e extremamente sérias.
Os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.
 Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

10.1. E hoje Não existem mais Levitas?

Primeiro, tentemos entender o que era um levita. Que fazia ele? “Eles preparavam os
animais a serem sacrificados, mantinham vigilância, faziam trabalhos braçais, limpavam o lugar de adoração, agiam como assistentes dos sacerdotes aarônicos. Alguns levitas aproximavam-se dos sacerdotes quanto à dignidade, mas outros faziam o trabalho voluntario; carregar e cortar lenha, limpar o sangue dos animais, mantinha o templo do Senhor organizado.
Analisando tudo isso pode se dizer, que nosso pessoal de culto não é levita; pois muitos não estão ligados ao templo, ao sacrifício de Jesus.
Não há levitas hoje? Se você se considera um Levita dedique mais as coisas de Deus. Não é só tocar ou cantar e sim dedicar mais as coisas de Deus.

I I - A IDENTIDADE DO CRISTÃO

No fim de nossos dias aqui na terra temos que manter nossa identidade como Cristãos (crentes), firmado na palavra do Senhor e em suas promessas, tendo um compromisso com Deus. Será que temos sido: A imagem e semelhança do Criador Gênesis 1.16-27; o Sal da terra Mateus 5.13; A Luz do mundo Mateus 5.14; o Filho de Deus, nascido dEle e herdeiro do seu reino João 1.12; Somos amigo de Jesus João 15.15; escolhido por Deus para dar fruto João 15.16; Servo do Deus Altíssimo Romanos 6.16,22; Templo do Espírito Santo  1Coríntios 6.19; Filho da luz e não das trevas  1Ts 5.5; Nação Santa, Sacerdócio Real 1Pe 2.9-10.

1.    Os falsos cristãos terão um triste fim:

a) “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.22-23);
- naquele dia o joio será separado do trigo e lançado no fogo (Mt 13.30); a diferença entre o joio e o trigo são os frutos que o trigo da joio não da fruto.
b) Deus conhece o interior, não adianta fingir que é santo e salvo (1Sm 16.7; Pv 20.27);
- não adianta ficar na igreja e no mundo, quem age assim, saiba que Deus já o rejeito (Mateus 6.24; 1Samuel 16.1); os falso obreiros são desobedientes não recebe ordem de seu superior 1Sm 15.22 e Hebreus 13.17.
- não adianta vestir-se como crente, falar como crente, se por dentro é sepulcro caiado;
- o lobo pode vestir-se como ovelha, produzir sons de ovelha, comer capim, mais ainda é lobo;

c) Sinais da decomposição:
- apatia falta de tempo para a obra de Deus, desânimo, individualismo, inveja, egoísmo, auto-suficiência, subjugar o humilde, dissensão/fofocas, e outros males;
- a falta de comunhão com o corpo conduz o membro afastado a decomposição (pecado e morte);


d) Chibolete ou sibolete? Juízes 12.1-15
Chibolete significa rio corrente ou riacho, sibolete tem o mesmo significado porem, já era um dialeto Efraimita.
Simbolicamente a palavra chibolete gera vida, enquanto sibolete gera morte;
Jefeté o Gileadita teve problemas com os filhos de Amom e chamou os Efraimitas para ajudar, mas os mesmos não vieram, pelo que Jefté com seu povo batalhou e os venceu. Os Efraimitas ofendidos por não participarem da batalha declararam guerra contra os Gileaditas. Porem sem razão.
O êxito de Jefté prevaleceu contra os Efraimitas os quais fugiram, e tentando passar o Jordão eram submetidos ao teste da palavra CHIBOLETE. Os quais falavam SIBOLETE eram Efraimitas e morriam degolados. Quem falava chibolete não era Efraimita e ficava vivo..
A diferença da pronúncia não permitiu os Efraimitas passarem o rio Jordão e ficaram distantes dos demais e isto foi motivo para eles perderem a própria identidade e criaram dialeto para si, resultando na morte de 42 mil pessoas.

 Falar “chibolete” é:
- ter intimidade com Deus e comunhão com o próximo;
- ser fiel em todo o tempo, fazendo a vontade do Pai (Mt 28.19-20; Lc 4.18-19; 2Pe 3.9);
- viver em santidade de vida pela orientação do Espírito Santo;
- refletir Cristo em nossa vida, para que o mundo seja transformado (Rm 12.1-2);
- é amar o próximo como Cristo nos amou (Ef 5.1-2).
e) Que identidade é a nossa? Que aparência temos?
- é difícil sabermos quem é cristão ou não.
- não há diferença na aparência: roupa, música, comportamento na sociedade, política,...
- vivemos uma crise de identidade onde viver o Evangelho é vergonhoso e o “ter” sobrepõe o “ser”. Olha o que disse Pedro, homem que andou com Jesus: “Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. VV.74 ...Não conheço este homem...” (Mt 26.73,74)
f) Deus conhece os seus e com eles têm compromisso; vida em pecado, sem estar cativa a Jesus, não tem como ser abençoada (João 15.7).



2.    Deus quer o todo e não o resto

a) Quando nos afastamos do Senhor e da igreja; desenvolvemos comportamentos diferen- tes daqueles que irão herdar a vida eterna (Gálatas 5.19-23); deixamos de expressar o fruto
do Espírito, dando projeção ao homem carnal (1Pe 2.11);


b) A totalidade humana (Mc 12.30):
- “de todo o seu coração” ® homem emocional;
- “de toda a sua alma” ® homem espiritual;
- “de todo o teu entendimento” ® homem racional;
- “de todas as tuas forças” ® homem físico;


c) Medite nestas cinco perguntas: Quem está resolvendo o teu problema? Isaías 40.4; Quem esta abrindo as portas para você Apocalipse 3.8; Quem tem te socorrido no momento do  aperto? Hebreus 2.16 e 18; Quem esta a sua frente? Isaías 45.2  e  Quem  estão  ao teu
lado? Salmos 124.1. Parabéns eu sei que o Senhor esta e estará sempre ao teu lado para te ajudar, guardar e lhe abençoar.




CONCLUSÃO



Ser Levita do Senhor exige tempo dedicação e compromisso com a obra do Senhor.
Ter uma vida de adoração e consagração (separação do pecado, envolvimento com o Reino de Deus) nos conduzira a nossa vitória e a vitória dos que estão ao nosso lado. Eu Pergunto: Como você está usando o dom de Deus? Em proveito próprio? Para unir? Separar? Ou não está usando?
Após 40 anos no deserto chega o momento de tomar posse da Terra Prometida (Josué 14); Josué começa a chamar as tribos de Israel Ruben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã...... A benção que cabia a cada um deles foi entregue; assim também será a herança celestial.
Deus quer nortear a sua vida. Tome uma posição diante de Deus como Habacuque...”Agora eu vou subir à minha torre de vigia e esperar para ver que resposta Deus vai dar a minha queixa. Habacuque 2.1”. Que Deus nos ajuda e nos de força nesta caminhada.








Bibliografia

A Bíblia de Jerusalém, revista e ampliada, São Paulo: Paulina, 2002.
A Bíblia Viva, 2. Ed; São Paulo: Mundo Cristão, 2000.
Enciclopédia Livre (internet).
Dicionário de Teologia e Filosofia. 

Seguidores e Amigos

Visitantes a Radio Palavra de Cristo

contador de acessos grátis